terça-feira, 10 de abril de 2012

Melro-de-água

Digital,500mm,tripé e abrigo

Digital,105mm, tripé e Controlo Remoto

Preparação da camuflagem para utilização do controlo remoto 

Neste momento estou a trabalhar nos rios da Serra do Caramulo, em novas imagens de Melro-d’água, uma das minhas espécies preferidas, com o objectivo de tentar obter um leque de fotografias mais diversificadas. Estou a seguir três casais, onde e infelizmente um desapareceu, muito provavelmente pela predação dos progenitores, já que, as crias estavam no interior do ninho já sem vida. Com muitas horas de abrigo, tenho tentado elaborar imagens com outras perspectivas, com controlo remoto, tentando ter outros ângulos impossíveis de fazer com o abrigo. Uma das muitas dificuldades é ter o sujeito nítido, já que nem sempre pousa no local pretendido, mas é sempre o risco que se corre. Nestes próximos dias irei tentar mais imagens deste género.

3 comentários:

Rafael Moreira disse...

Olá.
Tens que me dizer o segredo para encontrares os ninhos, porque eu procuro, procuro e ainda não encontrei nenhum...

EncontroFotoNatureza disse...

Olá Rafael. O melhor é localizar os pousos e depois é trabalhar no terreno em busca do local de nidificação,não existe segredo, apenas dedicação e a sorte de ter belos rios com a presença do Melro-de-água.Abraço e obrigado.

Rafael Moreira disse...

Pois isso é o que tento fazer, mas parece que me falta um pouco de sorte.
Dedico muito do meu tempo ao rio Bestança que tem cerca de 13km, já observei o Melro-de-água desde a nascente até a foz mas nunca o consegui seguir até um ninho.
já agora qual é a altura em que eles nidificam por esses lados, não vá eu estar a procurar na altura errada?!
Obrigado.
Quando precisares de companhia é só apitar http://www.flickr.com/photos/rafamoreira/