segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cegonha-branca

Digital, 105mm, tripé e lanterna

Douro Internacional. Mais uma vez o meu objectivo era a realização de imagens deste magnífico local, mais precisamente na região sul do Parque Natural, em Figueira de Castelo Rodrigo. Fazia trabalho de campo, já com algumas indicações sobre locais de Cegonha-branca neste distrito. O que pretendia era escolher locais que permitissem imagens nocturnas de Cegonhas, e para isso era imprescindíveis locais apropriados para poder ter resultados aceitáveis. Localizei alguns ninhos esteticamente razoáveis mas acabei por detectar em alguns deles, materiais como ramos das árvores que não favoreciam o resultado que procurava. Felizmente encontrei um local bastante favorável para o que ambicionava. Durante algumas noites e com algum cuidado realizei diversas sessões fotográficas, esta imagem é o fruto dessas saídas fotográficas. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Exposição - Rios de Vida

Digital,105mm e flash lateral
Inserida no II Encontro de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, esta exposição mostra um pequeno percurso pelo valioso ecossistema fluvial, onde as paisagens e a sua fauna são os protagonistas. Inauguração dia 28 de Janeiro pelas 11:30, Museu Municipal de Vouzela.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pica-pau-malhado-grande

Digital, 500mm, 1x4, tripé e abrigo
Fotografar bosques e toda a sua fauna e flora sempre foi uma grande paixão. Sempre que realizo uma saída para este ecossistema, incluindo bosques ribeirinhos onde motivos fotográficos não faltam, uma das aves que sempre me fascinou foi sem dúvida o Pica-pau-malhado-grande.  Esta ave típica de florestas mistas, por vezes é difícil de observar, mas com atenção podemos observar pequenos detalhes da sua presença ou escutar o seu canto. É bastante típico observar troncos com vestígios destas aves, onde se alimentam buscando as suas larvas. Nesta imagem com um juvenil prestes abandonar o seu”lar”, o ninho foi detectado no Inverno e depois na primavera foi monitorizado para saber se era ocupado.